A referida semana poderá ser organizada em parceria com as Diretorias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente, contemplando ações pedagógicas integradas às disciplinas curriculares, bem como palestras ministradas por profissionais das áreas de saúde, medicina veterinária, educação ambiental e proteção animal.
Entre os temas a serem abordados, destacam-se:
* Guarda responsável de animais;
* Prevenção de maus-tratos e abandono;
* Importância da vacinação, higiene e cuidados veterinários;
* Relação entre saúde animal, saúde humana e saúde ambiental;
* Prevenção de zoonoses e impactos na saúde pública;
* Desenvolvimento de valores como empatia, respeito e responsabilidade social.
A promoção da saúde e do bem-estar animal está diretamente relacionada à qualidade de vida da população e à saúde pública. A escola, como espaço de formação cidadã, é o ambiente ideal para desenvolver a conscientização desde a infância, estimulando atitudes responsáveis e solidárias.
A realização de projetos interdisciplinares aliada a palestras educativas contribui para um aprendizado significativo, fortalece a educação ambiental e incentiva a participação da comunidade escolar, gerando impactos positivos e duradouros na sociedade.
Diante do exposto, entende-se que a presente indicação representa uma relevante iniciativa educacional e social, motivo pelo qual se solicita a atenção do Poder Executivo para sua análise e possível implementação.